Na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal, a Secretaria de Assistência Social (SAS) apresentou o diagnóstico sobre a situação dos flanelinhas no município. O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Silvana Barbosa, e do grupo formado por representantes da SAS, Polícia Militar, Abrasel, Amac, Fiscalização e Settra.
A chefe do Departamento de Medidas Sociojurídicas da SAS e coordenadora da pesquisa, Rita Fajardo, mostrou e analisou os dados coletados, que permitiram traçar o perfil dos flanelinhas do município. Ao todo foram entrevistados 61 flanelinhas de diversos pontos da cidade (veja anexo). A secretária Silvana Barbosa destacou a pesquisa como uma poderosa ferramenta para o trabalho: “Além de traçar um retrato da realidade atual para fundamentar questões, a pesquisa vai servir de referência para o próximo levantamento que faremos sobre população em situação de rua”. Para a coordenadora Rita Fajardo, “a amostragem é de suma importância para tentarmos buscar alternativas dentro do trabalho hoje realizado e tentarmos novas conquistas”. Após a apresentação houve espaço para perguntas dos participantes da comissão e jornalistas presentes.
O levantamento de dados foi realizado durante o mês de setembro nos dias 16, 17, 18, 24, 25 e 26. A equipe formada por 29 profissionais, coordenada pela SAS, percorreu os bairros São Mateus, Mariano Procópio, Manoel Honório, Morro da Glória, Centro, Granbery, Alto dos Passos, Jardim Glória, Francisco Bernardino e Benfica em horários e dias alternados. A rota foi definida com foco nos principais pontos de concentração dos flanelinhas. A Secretaria de Assistência Social foi responsável por levantar, coletar e organizar os dados obtidos. Na próxima semana a equipe da SAS já começa a se estruturar para realizar o levantamento sobre população de rua. A iniciativa faz parte da campanha Não Dê Esmola, Mostre um Caminho, e tem por objetivo atualizar dados sobre o número e perfil da população de rua em Juiz de Fora.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.